Neste Dia das Crianças gostaria de trazer a importância do brincar na educação infantil.
O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.
Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
Desde a primeira infância que através do brincar que acontece a APRENDIZAGEM, por exemplo, brincar de boneca estimula a empatia e habilidades sociais.
E, é fundamental para que esse processo ocorra que a criança esteja em um ambiente AFETIVO. Ex.: a fala e linguagem será mais facilmente ensinada a uma criança quando ela estiver em um contexto socialmente gratificante. Ou seja, simplesmente expor a criança a uma linguagem específica não facilitará a prendizagem dela (ex.: estar na frente da televisão). Já se ela estiver com os pais/cuidadores, intergindo ativamente e afetivamente com a criança, a percepção da fala vai ser desenvolvida mais efetivamente.
“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral; e é somente sendo criativo que o individuo descobre o eu (WINNICOTT, 1975, p.80).”
Um Feliz Dia das Crianças!
.
Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
CRM 28865
(47) 98829 6449
CLiPI - Joinville/SC