Xixi na cama. O que pode estar por trás da Enurese Noturna

Estima-se que cerca de até 10% das crianças com 5 anos de idade e 5% das crianças com 10 anos tenham enurese noturna, que nada mais é, a eliminação inapropriada de urina durante o sono. Após as crianças terem mais de 5 anos, idade em que a maioria já consegue controlar a bexiga, já que a continência urinária é uma habilidade adquirida gradualmente e está ligada ao processo normal de maturação.

⚠Primeiramente preciso esclarecer que, na maioria das vezes isso é INVOLUNTÁRIO e a criança não tem culpa de fazer xixi na cama, portanto acusar, repreender não vai ajudar em nada, pelo contrário, pode piorar a situação.

Existem alguns fatores principais que contribuem para que a criança faça xixi involuntariamente, como:
👉Diminuição da liberação do hormônio antidiurético, fazendo com que a criança produza mais urina à noite.
👉Alteração do mecanismo sono-vigília impedindo que a sensação de bexiga cheia desperte a criança.
👉Capacidade funcional da bexiga reduzida durante a noite (contrações da bexiga).
👉Predisposição familiar (pais e mães que tiveram enurese aumentam o risco do filho ter em até 10 vezes!)

⭕Um dos principais aspectos a serem considerados são CAUSAS EMOCIONAIS, junto com fatores biológicos e do ambiente. Dados informam que a enurese noturna é comum em famílias de pais que estão desempregados, onde há distúrbios matrimoniais, dificuldades financeiras, morte recente na família, ou seja, situações onde há um ambiente estressante.⭕

Como podemos ver, há inúmeros motivos para a criança fazer xixi na cama, então quando isso acontecer, seja compreensivo, acolha seu filho e procure um especialista para a entender a causa deste problema.


🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩‍⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449
📍CLiPI - Joinville/SC