Bom, teoricamente a Síndrome de Bournout ou Síndrome do esgotamento profissional é uma condição ligada e dependente do contexto profissional.
🔸A pessoa desenvolve uma exaustão fisica e emocional, e evolui para uma sensação de incompetência e desinteresse pelo que antes era importante.
Recebi essa pergunta mas o questionamento talvez seria outro: Meu filho pode estar tendo um excesso de atividades/compromissos? Como saber?
🔹A sobrecarga com muitas atividades extracurriculares pode gerar mais prejuízo do que benefícios.
Devemos ficar atentos a alguns sinais que podem ser alerta para essa situação:
1- Início de sintomas físicos como: dor de cabeça, dor de barriga, e ânsia de vômito. A criança é investigada e não se encontra nenhuma alteração que explique esses sintomas.
2- Mais irritabilidade, comportamento opositor, cansaço, agitação ou até agressividade.
3- A criança passa a ficar mais apática (sem emoção) e parece não ficar mais empolgada com as atividades que gostava antes.
4- A criança fala menos, prefere ficar mais isolada, e a procurar menos os pais e amigos para brincar.
5- As notas na escola podem cair, e/ou a criança não querer mais ir para escola.
6- Também pode ter regressão do seu desenvolvimento. Por exemplo, a criança já estava controlando o xixi e voltou a fazer xixi na cama. Ou, passa a pedir para dormir com os pais.
🔹Não são todos sinais que precisam estar aparentes! As horas além da escola devem ser administradas com atenção, sendo de extrema importância manter o tempo com amigos, família e de brincar!
Qualquer mudança de comportamento é indicado a avaliação de um profissional.
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449
📍CLiPI - Joinville/SC