Não existe uma fórmula secreta que possa te responder essa pergunta com precisão. Mas existem alguns sinais e fatores que podem ser avaliados. Claro, sempre com a supervisão e auxílio de um profissional, ainda mais se há dúvidas. Se informe, e busque orientação.
1- É fundamental ter um DIAGNÓSTICO correto, porque cada doença tem uma indicação de medicação específica.
2- A AVALIAÇÃO dos sinais e sintomas da doença, a gravidade, frequência e intensidade nos permite poder dimensionar a doença ANTES de iniciar a medicação. DEPOIS de 4-6 semanas fazemos novamente a mesma avaliação e podemos verificar quanto o paciente EVOLUIU com o tratamento. Muitas vezes podemos usar escalas para auxiliar de modo mais objetivo essa graduação.
3- A melhora do paciente NÃO É LINEAR, ou seja, tem flutuações dos sintomas principalmente no início do tratamento, mas dentro de 4-6 semanas a média deve estar crescente.
4- Além da RESPOSTA a medicação, verificamos também o quanto o paciente tolera aquele remédio, se teve efeitos colaterais, e infelizmente na PSIQUIATRIA não temos nenhum EXAME que garanta exatamente qual melhor medicamento para você, por isso seguimos diretrizes que tentam reduzir essas situações. Porém, às vezes, é necessário trocar a medicação ou ajustar a dose, que são condutas muito comuns de ocorrer nos tratamentos psiquiátricos.
5- Cada doença tem critérios diagnósticos diferentes e têm critérios de REMISSÃO da doença específicos. Remissão total significa ausência ou quase ausência das queixas que levaram o paciente ao atendimento.
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449 | (47) 34225180
📍CLiPI - Joinville/SC
#drasilviadepra #psiquiatra #psiquiatria #joinville #psiquiatria #medicação #estresse #ansiedade #depressão #stress #saudemental#bemestar #saúde #saudeemocional #Adolescentes