Aqueles que possuem sintomas tanto de Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou Dislexia, vão ter algum tipo de dificuldade no ambiente escolar, isso é o que define o conceito de um transtorno. Todos eles são TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO, isso quer dizer que se iniciam cedo no desenvolvimento, em geral antes mesmo do iniciarem na escola.
⭕Cada um desses Transtornos têm o diagnóstico muito complexo e muitas vezes estão em comorbidade. O que isso significa? Que a REGRA é que a criança tenha mais de um transtorno ao mesmo tempo, fazendo com que seja difícil saber diferenciar o que é um ou outro transtorno. Ex.: uma criança muito inquieta em sala de aula, somente com essa informação poderia ser qualquer um desses transtornos, ou outros ainda.⭕
Vou dar alguns exemplos. Passe para o lado! ➡
O importante, mais do que o diagnóstico em si, é poder avaliar as dificuldades específicas dessa criança: ➡ Do que ela gosta? No que ela é boa? Do que ela foge? O que deixa ela agitada/desrregulada? ⬅
Sentar essa criança próxima ao professor e ir observando todas essas questões é de extrema importância para elaborar um PLANO INDIVIDUALIZADO, o que vai funcionar para aquele caso específico.
É importante entendermos que tudo se inicia com um olhar atento para identificar os sinais e um diagnóstico correto feito por um profissional. A partir daí, TODAS as crianças têm potencial para aprendizado e melhora desde que se tenha muito cuidado e planejamento.
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449 | (47) 34225180
📍CLiPI - Joinville/SC