Diferença entre psiquiatria infantil e de adultos

👉 Pois então, as doenças mentais na infância e adolescência têm uma enorme influência do meio onde elas estão inseridas. As crianças e adolescentes não têm todos recursos internos, nem maturidade, para lidar com as dificuldades que um adulto teria. Ou seja, a casa, a escola e todos os locais e relações que essa criança experimenta no seu dia a dia, influenciam no aparecimento de doenças mentais nessa faixa etária.

⭕ Por exemplo: Uma criança que vem sofrendo bullying diariamente na escola, é vítima de "brincadeiras" e comentários negativos sistematicamente, e que, passado alguns meses, inicia com sintomas ansiosos e recusa escolar. Vocês acham que somente tratar o Transtorno de Ansiedade vai melhorar o seu quadro? Obviamente não!

É necessário uma investigação do que está acontecendo na escola, na casa, com amigos e iniciar intervenções nesses ambientes para que de fato essa criança se recupere.

O trabalho do Psiquiatra infantil não é somente medicar e encaminhar para terapia, na verdade é um trabalho complexo e interdisciplinar, atuando em conjunto entre terapeutas, família e escola. Por isso, é importante a atenção em todos esses âmbitos, para que possam caminhar juntos a fim de que a melhora seja percebida!


🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩‍⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449 | (47) 34225180
📍CLiPI - Joinville/SC