Hoje em dia existem várias siglas quando falamos em transtorno, o que muitas vezes deixam as pessoas confusas, por isso, fiz esse post para poder esclarecer.
Primeiramente, você pode estar se perguntando, Dra. Silvia, o que é um transtorno? Qual a diferença desse termo para o termo doença? Então, o transtorno é a perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento do indivíduo. Ou seja, são condições psicológicas e/ou mentais que comprometem a vida pessoal, familiar, escolar de alguém e normalmente só podem ser tratadas por psicólogos ou psiquiatras.
Agora, explicando resumidamente alguns transtornos:
⚡TOD: quando é identificado um padrão recorrente de comportamentos negativos, como por exemplo desobediência, irritação e desafio de figuras de autoridade (pais e professores).
⚡TDAH: é um distúrbio neurobiológico que se caracteriza por desatenção, hiperatividade, inquietação e impulsividade.
⚡TPAC: É um transtorno auditivo no qual os estímulos sonoros recebidos pelos ouvidos são mal processados pelo cérebro.
⚡TEA: uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.
⚡TOC: Pensamentos insistentes e disfuncionais (obsessões) e/ou comportamentos repetitivos (compulsões).
⚡TAG: Distúrbio que envolve preocupação e tensão excessiva, seja por qual for o assunto.
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449 | (47) 34225180
📍CLiPI - Joinville/SC