Você está errado!

Ninguém tenta fazer algo querendo errar, certo? Mas todos nós estamos sujeitos a isso, e o que devemos pensar é a forma com que lidamos com os erros. Por mais que façamos de tudo para acertar sempre, haverá momentos que sim, iremos falhar, mas esse não é o grande problema! O problema em falhar é ter dificuldade para absorver o erro, aprender com ele e com as emoções negativas que vem em seguida: sensação de fracasso, tristeza, raiva e medo.

Então você pode me perguntar: Como eu posso lidar melhor com os meus erros? Aqui vão algumas formas:

👉 Aceite o que aconteceu. Ao negar o erro, você impede que ele seja compreendido e elaborado. Evite ser tomado pelas emoções negativas. Ruminar pensamentos por conta da falha ou insistir em se culpar são atitudes negativas e nesse tipo de conduta pode favorecer o sentimento de infelicidade. Compreenda o erro em sua totalidade, verifique o que foi de sua responsabilidade, se você pode evitar que isso ocorra novamente, e então recomece!

✅ Aprender com os próprios erros é um processo de amadurecimento. Refletir sobre seus erros faz com que eles não venham se repetir e você se torne cada vez mais habilidoso com as situações difíceis.


🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩‍⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449 | (47) 34225180
📍CLiPI - Joinville/SC