Uma coisa é fato: o sono é fundamental para o bem estar físico, emocional e cognitivo!
Muitas crianças e adolescentes com insônia podem apresentar problemas comportamentais e cognitivos, incluindo sonolência, cansaço, irritabilidade, agressividade, hiperatividade e afastamento social. Principalmente na infância e adolescência esses distúrbios do sono não são diagnosticados e tratados com tanta seriedade.
O que observo no consultório é que cada vez é mais desafiador manter a higiene do sono nas crianças e adolescentes e sabe porque? Porque a maioria dos adultos se envolvem em má higiene do sono, as crianças aprendem por imitação, elas são o reflexo do ambiente onde vivem. Se os pais não têm bons hábitos, os filhos também não terão.
Estratégias comportamentais são a primeira linha de tratamento para a insônia pediátrica. Uma rotina de dormir calmante e agradável cria associações positivas e define o tom para corpo e mente para se preparar para dormir. Da mesma forma, evitar estimular ou atividades desagradáveis na cama elimina a associação entre cama e despertar.
Separei algumas dicas para estabilizar e regular o sono das crianças e adolescentes:
Para cada faixa etária há uma rotina de sono adequada e que são altamente eficazes. Eu sei que pode ser emocionalmente desafiador para os pais implementarem estratégias de sono, porém elas são benéficas e importantes para que seu filho possa dormir melhor.
👇 Vamos conversar? Como é o sono do seu pequeno? Ele tem dificuldades para dormir? Já tentou implementar algumas dessas dicas que eu dei?
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449 | (47) 34225180
📍CLiPI - Joinville/SC