A cafeína presente no café é o estimulante mais consumido no mundo, e também o consumo por crianças tem aumentado, e vem a dúvida se pode ou não ser consumido por eles. ➡Lembrando que bebidas energéticas e a base de cola contém cafeína também. ⬅
De fato, o consumo por crianças é controverso. A literatura tem mostrado que o consumo de café pode alterar o crescimento e desenvolvimento por atrapalhar a absorção de CÁLCIO e levar a DIMINUIÇÃO DE PESO. Por outro lado, a cafeína melhora a atenção e disposição além de ser neuroprotetora.
✅ Agora a VERDADE é que temos poucos estudos em crianças, os que existem não levam em consideração o metabolismo diferente entre adultos e crianças, poucos estudos longitudinais (que consideraria o efeito a longo prazo), comparam crianças em diferentes faixas etárias, ou seja, os estudos NÃO são de boa qualidade.
A maioria desses estudos pontuam que as alterações no SONO das crianças podem ter interferência mesmo com BAIXAS DOSES de cafeína, então deve se tomar esse cuidado. O sono é muito importante para o pleno desenvolvimento cerebral e físico na infância e adolescência! Outro ponto bastante importante é que por ser um estimulante, pode piorar ou induzir sintomas de ANSIEDADE.
⚠ Fica a mensagem de que se tenha MODERAÇÃO em todas as bebidas que contenham cafeína, pelo menos até termos mais estudos sobre esse tema!
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449 | (47) 34225180
📍CLiPI - Joinville/SC