Meu filho ia bem na escola, como ele pode ter TDAH?

Existem algumas características, atitudes e comportamentos que são predominantes em pacientes com TDAH como: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Através desses sintomas, e os critérios diagnósticos que o paciente apresenta, podemos classificar o transtorno em 3 subcategorias:

1-Predominante desatento, 2-Predominante hiperativo/impulsivo,
3-Combinado (onde o paciente preenche todos esses critérios).

O TDAH também pode ser dividido em 3 graus:

⭕Leve: nesse caso há poucos sintomas além dos necessários para o diagnóstico. E tem pouco impacto na vida social e profissional/acadêmica.
⭕⭕Moderado: os sintomas são em maior número e os prejuízos na vida social e profissional são mais importantes.
⭕⭕⭕Grave: há muitos sintomas, e sintomas graves, o que impacta com seriedade a vida social e profissional do paciente.

NENHUM TDAH É IGUAL AO OUTRO!
Respondendo a pergunta inicial: sim, a criança pode manter um desempenho até satisfatório, enquanto a demanda não supera a capacidade/recursos que ela tem, principalmente em casos mais leves. Mas não se engane, não é porque é "leve" que não tem prejuízo e sofrimento!

É importante ter ciência desses graus e classificações para poder iniciar o processo de identificação. Se a criança apresenta um padrão persistente nos sintomas e se isso estiver prejudicando o seu desenvolvimento, há possibilidade que ela possa ter o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, porém, o diagnóstico só pode ser feito por um profissional com experiência.

Esteja atento, consulte um profissional!