Para quem não sabe, a VITAMINA B12 (cobalamina) que está presente nas carnes (especialmente carne bovina, suína, fígado e outras vísceras), ovos, cereais enriquecidos, leite, amêijoas, ostras, salmão e atum, juntamente com o folato, é necessária para a formação e o amadurecimento do material genético das células. A vitamina B12 é também necessária para uma função normal dos nervos.
Ao contrário da maioria das vitaminas, a B12 é armazenada em quantidades substanciais, principalmente no fígado, até ser necessária pelo organismo. Se uma pessoa parar de consumir a vitamina, os estoques dessa vitamina no organismo geralmente levam entre três e cinco anos para se esgotar.
👉A deficiência dessa vitamina pode causar anemia gerando sintomas como: palidez, fraqueza, fadiga, e até sensação de falta de ar, tontura e aumento da frequência cardíaca, em casos graves.
👉Além de produzir lesões nervosas (neuropatia), mesmo na ausência de anemia. Algumas pessoas sentem confusão, irritabilidade e depressão leve. A deficiência avançada da vitamina B12 pode ser a causa de delirium, e alterações do exame do estado mental.
🤔Qual a relação com a psiquiatria? Pois então, nessa semana atendi uma paciente com Depressão grave e deficiência de vitamina B12, caso eu não tivesse investigado, solicitado exames de sangue, provavelmente o tratamento ficaria “pela metade”. A deficiência de vitamina B12 não explica todo quadro depressivo da paciente, mas se eu tratasse apenas a Depressão maior, a resposta não seria a mesma (nesse caso a paciente era vegana, e há 1 ano não comia carne vermelha).
🚨Esse é apenas um exemplo de como é importante consultar um especialista e ter uma avaliação adequada.🚨