NEM SEMPRE É POSSÍVEL DIAGNOSTICAR TRANSTORNOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O Diagnóstico Psiquiátrico na infância e adolescência é uma tarefa desafiadora. Transtornos psiquiátricos são diagnosticados pela combinação e intensidade da manifestação de sinais e sintomas. Os problemas emocionais se expressam por meio dos comportamentos, que na maioria das vezes, não são associados pela criança a um sofrimento interno. Também, alguns comportamentos podem ser considerados normais para uma faixa etária e em outras não.

Muitas vezes não chegamos a um diagnóstico fechado na infância e adolescência porque a pessoa ainda está se desenvolvendo. Então é preferível tratar o sintoma que está atrapalhando e trazendo dificuldades para a criança ou adolescente e acompanhar o caso.

É sempre importante ao apresentar sofrimento ou prejuízo ser encaminhado ao profissional, por mais que haja dificuldades em fechar um diagnóstico, os sintomas precisam ser tratados para proporcionar qualidade de vida aos pequenos e não atrapalhar o desenvolvimento.

Lembre-se: não se preocupe em rotular, ou dar um nome para o que está acontecendo, o que importa é manejar a situação de maneira adequada. Isso sim, faz toda a diferença!