CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Da mesma forma que nós adultos cuidamos da nossa alimentação, aquilo que a criança consome deve ser observado, estando com doenças ou não. E neste momento de pandemia, a atenção deve ser redobrada! Ao contrair qualquer infecção, devido a possível indisposição, diminuição de paladar e do apetite, a disponibilidade de nutrientes pode ser afetada.

☀A baixa exposição de raios ultravioletas podem causar deficiência de vitamina D. O sedentarismo e uma dieta desequilibrada podem contribuir para deficiência de ingestão, absorção e aproveitamento dos nutrientes, contribuindo para a irregularidade do sistema imunológico, aumentando o risco de adoecer ou agravar doenças existentes.

🍎🥦🍗Alguns alimentos ricos em vitaminas, proteínas, cálcio, fósforo, minerais e fibras, são importantes para manter o metabolismo saudável e eficaz, como:

➡Leite materno (na impossibilidade do leite materno, utilizar uma fórmula infantil própria para a idade);
➡Leite e derivados para crianças maiores e adolescentes;
➡Carnes (bovina, suína, aves, etc.)
➡Peixes (atum, sardinha)
➡Ovos
➡Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas)
➡Hortaliças
➡Frutas
➡Leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico)
➡Óleos de soja e azeite

Também é importante CONSUMIR ÁGUA! A hidratação contribui para o bom funcionamento do corpo! PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA, HORAS ADEQUADAS DE SONO (um corpo cansado fica mais suscetível a doenças), MANTER ROTINA ALIMENTAR REGULAR, EVITAR ALIMENTOS COM SÓDIO, AÇÚCAR E GORDURA EM EXCESSO.