Ensinar sobre respeito começa desde o nascimento da criança

🔶Atendi uma paciente que vinha em tratamento para Transtorno da Ansiedade Generalizada. Há 6 meses ela está estável e fazendo psicoterapia semanalmente.

Tudo lindo né?
Só que não.

🔶Ela chegou bastante angustiada no consultório, me contando que no final de dezembro teve um dia em que ficou bastante irritada com a filha. A menina de 3 anos tinha almoçado e estava na hora da soneca, mas ficou "lutando" com o sono, chorosa e irritada. Situação bem comum em casas de crianças dessa idade.

Nesse dia, depois de uma retrospectiva, verificamos que ela (mãe) tinha dormido mais tarde que o habitual e dormido menos horas. Esses fatores podem aumentar a ansiedade e irritabilidade de qualquer pessoa, tendo ou não um transtorno mental.

🔶Depois de 20mim tentando fazer ela dormir ficou muito brava, gritou com a filha, e a criança ficou assustada. Claro, depois veio a culpa e o arrependimento.

Gente, o que falei com ela acho importante esclarecer: Nós erramos, não somos uma constante emocional, todos os dias, o dia todo.

🔶O que fazemos quando erramos com um amigo, um colega, um parente? Pedimos desculpas! A mesma coisa devemos fazer com as crianças.

Explicar para criança que VOCÊ errou, e que não é culpa dela, se responsabilizando pela mancada é muito importante! Esse comportamento é o modelo para seu filho mais tarde se responsabilizar pelas suas atitudes e saber perdir perdão quando errar.

🔶Você se engana se acha que criança não entende nada, que você pode fazer o que quiser porque você "quem manda", ou porque é mãe ou pai.

A minha paciente disse que não sabia como agir, e eu resolvi compartilhar com vocês. Ensinar sobre respeito começa desde o nascimento da criança.

🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.

👩‍⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449
📍CLiPI - Joinville/SC