Muitos acham que procrastinação É SÓ deixar as coisas para depois, mas na verdade não é apenas isso.
Precisamos pensar sobre o que está por trás da procrastinação. Existe um processo até a ação de procrastinar e os motivos podem estar relacionados a:
➡impulsividade
➡ansiedade
➡baixa autoestima
➡baixa confiança na sua capacidade
Entre muitos outros!
Aquele que procrastina pode ter uma dificuldade para regular processos relacionados aos pensamentos, emoções e comportamentos. Uma emoção de ansiedade ou medo ao realizar uma atividade, é um exemplo. E por não saber como reagir a essa situação, foca apenas no desconforto sentido no momento, que o faz fugir da situação.
Conseguimos ver que os pensamentos são grandes influenciadores da procrastinação, quando relacionamentos pensamentos negativos a determinada tarefa. Além disso, a procrastinação está associada a fatores cognitivos e emocionais, dentre eles o desconforto na realização de uma tarefa e o medo do fracasso.
Existem formas de lidar com a procrastinação, como: Entender a razão de agir dessa maneira e planejar uma estratégia de exposição gradual ao problema. Identificar e questionar os pensamentos sabotadores, entendendo que são distorcidos e não realistas! Aprender a lidar, entender e aceitar as emoções!
Porém, de todas as opções, o melhor é procurar um profissional que possa lhe auxiliar. Quando você percebe que a procrastinação já está atrapalhando em excesso a sua produtividade, causando sensação de fracasso e estresse, é o sinal para a busca de ajuda!
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449 | (47) 34225180
📍CLiPI - Joinville/SC