Crianças x Mídia: Entenda o impacto!

A tecnologia devide opiniôes em relação ao desenvolvimento das crianças.

Por um lado, a tecnologia é acusada de interferir no desenvolvimento emocional e fisíco. Por outro lado, tem sido elogiada por ajudar no aprendizado da educação infantil de uma forma nunca antes vista.

Ambos os lados ignoram que a infância é na verdade uma construção em movimento: ambiente e genética interagindo a todo momento e criando aquele serzinho!

O problema disso é que o ambiente m que a criança fica exposta muitas vezes é o ambiente criado pela mídia, com muito estudo dessas empresas de Marketing, com um único objetivo - o de criar necessidades!

Necessidades materiais, óbvio! Essas empresas tem contratado psicólogos infantis para entender as peculiaridades desse público e maximizar os resultados de vendas.

A mídia bombardeia as crianças com produtos, comportamentos, e necessidades ADULTAS! Promiscuidade, uso de drogas, alcoolismo, perversidade são assuntos corriqueiros. A infância está sendo arrancada das crianças, e sem a menor capacidade de julgamento e defesa.

💬"Ah mas sempre teve coisas ruins, e os pais é que tem obrigação de orientar."
Concordo! Pais que estejam do lado do filho enquanto ele mexe no celular, que olham TV com ele avaliando os desenhos e propagandas.

🔹A realidade? Pais cansados. Pais que ficam no celular mesmo naquela 1 hora por dia que tem com a criança. Pais que dão um tablet antes mesmo da criança falar. Pais que dão presentes e não a própria presença. Pais que tem medo de ensinar o filho ir na padaria da esquina, mas deixam, sem receio algum, ficar nas redes sociais/y0utube.

Desse modo essa guerra estará perdida!

A mídia não só popularizou a informação, mas também entregou tudo a todos, sem filtro algum. Hoje não conseguimos "proteger" as crianças de conteúdos inadequados, por estar permeado em todos os contextos em que ela tem acesso.

🔹Estamos vendo, cada vez mais, o empobrecimento de caráter e de personalidade que são formadas e consolidadas na infância e adolescência. Antes de salvar a Amazônia e as baleias, vamos salvar a infância.

Referência: Endangered childhoods: how consumerism is impacting child and youth identity Jennifer Ann Hill DOI 10.1177/0163443710393387

.
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.

👩‍⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449
📍CLiPI - Joinville/SC