Você também tem essa dúvida? Então, confira a seguir quais frases não devem ser ditas: 👇
1- Você é burro e preguiçoso!
🔸É comum que crianças com TDAH copiem mais lentamente, sejam distraídas, esqueçam coisas e tenham mais dificuldade em manter boas notas na escola. Todas essas características fazem parte do transtorno, não é algo que a criança faça propositadamente. E mais do que isso, ela percebe a sua dificuldade, então é muito cruel quando escuto isso no consultório, e muitas vezes dos próprios pais. 😣
2- Você não para quieto! Seu irmão/colega não se comporta dessa forma.
🔸A hiperatividade no TDAH significa uma atividade motora excessiva e baixo controle motor, ou seja a criança corre muito, sobe nos objetos, fala em excesso. Essas comparações são ruins para a formação da autoestima da criança, ela cresce se sentindo criticada, e ainda favorece uma competição nada sadia. Cada criança tem seus pontos fortes e é isso que deve ser valorizado em cada uma.
3- Você sempre estraga tudo!
🔸Crianças com TDAH são mais impulsivas, não conseguem ter uma compreensão total da consequência dos seus atos. Muitas vezes acabam brigando mais e sendo mais irritáveis. Esses comentários generalistas não são verdadeiros e acabam gerando muita ansiedade e sofrimento.
👉Com o tratamento adequado muitas dessas dificuldades são melhoradas, e fica evidente a importância do diagnóstico na vida da família. Procure um psiquiatra infantil de confiança e não atrase o tratamento!
🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449
📍CLiPI - Joinville/SC