A frustração faz parte da vida

🔸Muitas vezes na ânsia de evitar o sofrimento de quem amamos tomamos decisões que nem sempre ajudam.

Me deparo com famílias que buscam evitar, a todo custo, qualquer desconforto nos filhos. Gente! A frustração é muito importante na nossa vida! E deve fazer parte desde a infância.

Eu acho um absurdo quando atendo pais que fazem dívidas para dar o último iPhone que o filho quer, tal viagem, ou qualquer uma dessas coisas materiais.

🔸Qual motivo? Para ele não se sentir "diferente" dos colegas.

O seu filho precisa saber qual a condição financeira da família, e precisa saber que esse dinheiro não é dele, que é dos pais e que ele vai precisar construir o futuro que ele quer ter.

Então não posso dar nada? Não é isso, seu filho deve desfrutar do que a família tem condições de oferecer, mas tendo claro que ele vai precisar trabalhar um dia para ter esse padrão de vida ou um padrão melhor.

🔸É importante não satisfazer todos os desejos ou evitar qualquer tipo de sofrimento, isso prejudica o desenvolvimento da própria autoestima, motivação, e necessidade de autoconhecimento.

Se você tiver tudo que quer qual necessidade de buscar no que você é bom e o que te traz satisfação profissional?

🔸Bom, e se você tivesse condições financeiras apenas de pagar uma ótima escola OU dar os bens materiais que ele desejasse, o que você escolheria?

Parece óbvio? Mas acredite, não é!
Minha escolha sempre seria a melhor escola possível, e o resto ELE conquistaria depois.

🧠 Médica Psiquiatra, especialista em Infância e Adolescência. Realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos.
👩‍⚕️ CRM 28865
📱( 47) 98829 6449
📍CLiPI - Joinville/SC